sexta-feira, 30 de junho de 2017

Chico César


CHICO CÉSAR


Nascido em Catolé do Rocha, interior da Paraíba, Chico César é o mais novo dos sete filhos de Dona Etelvina e Seu Francisco. Morou com a família até os oito anos na zona rural da cidade, mas tão logo foi colocado em uma escola de freiras largou a enxada para se dedicar aos estudos. Aos dez anos, juntou-se a outros meninos mais velhos para formar as bandas The Snakes e Supersom Mirim, ambas de covers nacionais e internacionais. Quatro anos depois, formou o Grupo Ferradura, por meio do qual começou a jogar ao público de festivais pelo interior suas canções. Aos dezesseis anos foi para João Pessoa, onde se formou em jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba, ao mesmo tempo em que participava do grupo Jaguaribe Carne, que fazia poesia de vanguarda. Logo começou a trabalhar em jornais, chegando a entrevistar, no início da década de 1980, uma banda pouco conhecida de Brasília chamada Paralamas do Sucesso 

Em 1985, Chico César instalou-se em São Paulo para tentar impulsionar sua carreira musical, mas antes, trabalhou como revisor, preparador de textos e repórter. No início da década de 1990, uma amiga que trabalhava em uma associação cultural Brasil-Alemanha conseguiu que o compositor fosse fazer alguns shows na Alemanha. O resultado foi que, pela primeira vez, ele apareceu em jornais brasileiros. O ano era 1994. O sucesso o animou a deixar o jornalismo para se dedicar somente à música. Formou a banda Cuscuz Clã e passou a se apresentar na casa noturna paulistana Blen Blen Club. 
Logo veio seu álbum de estréia, Aos vivos. Gravado em São Paulo em 1994, e lançado pela Velas no ano seguinte, o disco levou Chico César ao sucesso com duas músicas, "À primeira vista", depois gravada por Daniela Mercury, e "Mama África". O reconhecimento demorou mais de uma década de estrada, mas se espalhou rapidamente por rádios, televisões, shows e vendagens. 

Cuscuz clã saiu em 1996 na esteira do sucesso de Aos vivos. Chico César regravou, agora em estúdio, os sucessos "À primeira vista" e "Mama África", o que as fez conquistarem alcance nacional. A partir de então, seguiram-se mais quatro discos, até, em 2003, Chico César estrear seu próprio selo, o Chita Discos. O primeiro lançamento foi o disco “Vem no vento”, do grupo Jaguaribe Carne de Pedro Osmar e Paulo Ró. 

Chico César aproveitou o ano de 2005 para se lançar em um projeto pessoal, um single, o primeiro volume do projeto Compacto e simples (Chita Discos). Nesse mesmo anor, o artista lançou seu primeiro livro Cantáteis, cantos elegíacos de amizade pela editora Garamond.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feliz Natal - Feliz ano Novo

                                                           Sonhos renovados, saúde e paz! Agradeço aos seguidores amigos que não me esquecer...