sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Por do Sol Literário em João Pessoa



Hotel Globo restaurado

Hotel Globo reabre as portas para visitação nesta 6ª

Um pôr do sol embalado com muita música, literatura e poesia. Foi assim que aconteceu a primeira edição do “Pôr do Sol Literário” promovido pela confraria Sol das Letras, em parceria com a Coordenação de Patrimônio Histórico (Copac) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O evento reuniu na tarde desta quinta-feira (20), na varanda do Hotel Globo, situado no Centro Histórico da Capital, artistas de vários seguimentos da arte paraibana, que tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos.


O “Pôr do Sol Literário”, que acontecerá toda terceira quinta-feira de cada mês, contou com recital de poesia, mostras de livros, exposições de fotografia, além de apresentações musicais dos convidados Paulo Vinícius, Zé Neto e Tiago Ramalho, que além de declamar poesias de autoria própria, também cantou durante o pôr do sol a Ave Maria.



De acordo com coordenador da Copac, Rui Leitão, o objetivo é transformar o Hotel Globo em um centro de promoção da cultura e arte paraibana. “Estamos hoje iniciando uma programação de eventos com o intuito de movimentar nosso cenário artístico e cultural. Para tanto, parcerias são bem vindas. É o caso da confraria Sol das Letras. Fora isso atualmente nós temos toda a estrutura para receber exposições de exposições de arte, fotografia, pintura além de apresentações musicais”, relatou.



Educação Patrimonial

Rui Leitão ainda afirmou que a Copac também está desenvolvendo um trabalho de educação patrimonial. “Iremos convidar estudantes da rede municipal, estadual e particular de ensino a visitar nossas instalações, para que as novas gerações possam conhecer e valorizar o riquíssimo patrimônio histórico e cultural de João Pessoa”, revelou.


Segundo o presidente da confraria Sol das Letras, o jornalista e escritor Hélder Moura, a proposta do ‘Pôr do Sol Literário’ é a difusão da literatura da Paraíba para os próprios paraibanos e para que pessoas de outros Estados também possam conhecer o que se produz dentro da literatura paraibana.

                                     


“Recebemos com muito contentamento a revitalização do Hotel Globo por tudo que ele representa na história de João Pessoa, especialmente por sua localização, no Centro Histórico da capital, que é a conciliação perfeita entre a história e a cultura. A Paraíba tem grande expoentes nas áreas da literatura, música, artes plásticas e o Hotel Globo é o ponto de referência para resgatar essa rica vocação cultural”, avaliou.


A estudante de Letras e poetiza, Analice Chaves foi a convidada desta primeira edição para declamar suas poesias. A jovem de apenas 18 anos, que já tem um livro publicado ‘Setembrices’, afirmou da importância de revitalização do Hotel Globo. “Eu me sinto acolhida no meio literário. Fiz muitos amigos e nada melhor que nos reunirmos nesse cenário tão bonito. Nos prendemos muito à orla de João Pessoa e nos esquecemos de quanta história e beleza encontramos aqui. Abrir as portas do Hotel Globo é abrir as portas da nossa história. É não deixar nossa cultura morrer”, declarou.

Já a servidora pública e turista do estado de Goiás, Maísa Alves de Araújo, ficou encantada com o Hotel Globo. “Vim a convite de um amigo. Estou amando conhecer a memória do nosso País, já que fiquei sabendo que João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do Brasil. Esse lugar, o Hotel Globo, é muito bonito e tem uma vista maravilhosa. João Pessoa superou minhas expectativas”, elogiou.


4 comentários:

  1. De aplaudir iniciativas assim...Maravilha de evento cultural! Vale muito e deve ter sido lindo! Será na certa sucesso sempre! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Faz anos que não vou a João Pessoa, mas é uma capital belíssima!
    Com esse pensamento do Padre Fábio de Melo, desejo a você e sua família tudo de bom no dia de hoje e que no futuro venham dias melhores e felizes.
    “Você é quem decide o que vai ser eterno em você, no seu coração.
    Deus nos dá o dom de eternizar em nós o que vale a pena, e esquecer definitivamente aquilo que não vale...”
    Abraços da amiga Lourdes Duarte.

    ResponderExcluir
  3. Um belíssimo evento, ao serviço da cultura em várias vertentes!
    Que seja uma iniciativa, para continuar... durar... crescer... e dar a conhecer muitos novos talentos, aí da região...
    Gostei imenso do post!
    Beijinho
    Ana

    ResponderExcluir
  4. Com relação ao barulho dos
    vizinhos do apto ao lado
    a gente ficaria, os dois,
    com a cara colada à bendita
    parede, não é mesmo? (risos)

    Um beijo, amiga.

    silvioafonso


    .

    ResponderExcluir

Feliz Natal - Feliz ano Novo

                                                           Sonhos renovados, saúde e paz! Agradeço aos seguidores amigos que não me esquecer...