sexta-feira, 29 de maio de 2020

A SCEP EM CABEDELO

BREVE HISTÓRICO DA 
Cabedelo tem SCEP(SOCIEDADE CABEDELENSE DE ESCRITORES E POETAS)

SOCIEDADE CABEDELENSE DE ESCRITORES E POETAS

A SCEP foi idealizada primeiramente por dois amigos que visavam à necessidade de criar um local onde os mesmo pudessem promover seus saraus e incentivar escritores e poetas a divulgarem seus trabalhos, e assim estes serem reconhecidos num âmbito literário. E por trabalhar com estes precisassem de pessoas adeptas a literatura e com elas se identificassem para que pudessem apresentá-las.

E sendo assim estes dois amigos, Alexandre Oliveira e Wellington Costa, convidaram outros amigos como sendo a educadora Fátima Peixoto, o aposentado de Marinha Mercante Antônio Muniz, e o Poeta Popular José Pereira, depois através do site Soltando o Verbo. Alexandre Oliveira; foi em busca de talentos, e por mera coincidência encontra a poetisa Diná Fernandes, e a convida para fazer parte deste grupo.

Logo no mesmo momento, Wellington convida a poetisa Roseleide Farias, e a educadora Nice Cardoso, reunindo-se quinzenalmente sempre nos fins de semana na casa dos mesmos. Depois, numa destas reuniões Alexandre Oliveira convida o dramaturgo e Poeta Tadeu Patrício para uma das reuniões no Colégio Imaculada, dentre tantos outros amigos como o escritor e pesquisador Heretiano Henrique Pereira, Poeta Josimar Cardoso naquele momento vindo de Ariquemes – RO, o ator e acadêmico de Teatro Heráclito Cardoso, dentre tantos outros, e assim teve-se a idéia de constituir-se uma direção sendo esta denominada Sociedade Cabedelense de Escritores e Poeta, tendo como presidente o poeta, escritor, ator e publicitário Alexandre Oliveira.

Assim, Alexandre e Wellington formaram a primeira instituição literária na cidade de Cabedelo. Onde hoje tem a honra de reunir todos os escritores e poetas que assim queiram participar desta. Nossa Associação não exige que os mesmos já tenham livros editados porque seu intuito é que seja esta a incentivar seus escritores e poeta a retirar seus textos e divulgarem através de sites de relacionamentos, e de antologias como esta que hoje estamos lançando no momento que registramos em publico nossa presença no Teatro Santa Catarina.

Portanto, mais uma vez através deste comentei a história da SCEP, onde se faz presente de braços abertos esperando você escritor, poeta, simpatizante da literatura e de artes num amplo geral. Desta forma no dia 18 de Setembro do ano de 2010, na cidade litorânea de Cabedelo-Pb, é fundada esta associação denominada SCEP- SOCIEDADE CABEDELENSE DE ESCRITORES E POETAS. Mais uma página descrita com a beleza da poesia contada em versos e prosas.








Pra quem não conhece ainda, em Cabedelo, cidade portuária, distante a 15 km do centro de João Pessoa, existe uma a Sociedade Cabedelense dos Poetas e Escritores, conhecida como SCEP, fundada em 27 de Fevereiro de 2010, que tem como objetivo, promover a integração social e cultural entre os poetas e escritores cabedelenses, além de defender os seus direitos autorais dos princípios da legalidade, estimular a realização de atividades literárias, artísticas, científicas e técnicas entre seus associados e comunidade em geral; Defender o exercício da manifestação do pensamento, pelas liberdades democráticas, entre outras finalidades.

PRINCIPAIS POETAS DE CABEDELO:

Quem são os principais associados da SCEP: Alexandre Rodrigues de Oliveira; Antônio Muniz Lima; Diná Fernandes; Fátima Peixoto; Heráclito Cardoso de Oliveira; Heretiano Pereira (In-memorian); Jacira Pereira, Jerusa Guedes, Josimar Cardoso; José Pereira; Ronaldo Pedro da Silva, Roseleide Santana de Farias; Tadeu Patrício, Vitória Kelly, Wellington da Costa Machado, Wilton Reis. Destacamos ainda outros poetas e escritores que estiveram na caminhada da SCEP, o Pe. Geraldo Nogueira de Amorim; Pe. Ernando Luiz Teixeira de Carvalho, e registramos ainda memória da nossa galeria cultural, nas pessoas de Aderbal Piragibe, Francisco de Assis, Hermes Nascimento, Altimar de Alencar Pimentel e João Torquato Filho, ambos poetas, escritores e dramaturgos, entre outros.

Amigos SCEPIANOS

PRESIDENTE ATUAL DA SCEP
PROFª FÁTIMA PEIXOTO
Rose, Fátima, Eu , Edvaldo Nunes

LENDO MEU POEMA DA ANTOLOGIA DE CABEDELO
Confraternização 2019- Bessa Gril



Dois mestres queridos. Tadeu, Edvaldo


















2 comentários:

  1. Bom dia de sábado, querida amiga Diná!
    Bonita a integração dos poetas do seu local.
    Gosto de ver a união entre os afins, amiga.
    Tenha um ótimo final de semana!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos poucos, mas a Associação é bem coesa.
      Obrigada por sua visita querida, um dia quem sabe vc virá nos fazer uma visita.

      Bjsse boa noite de paz.

      Excluir

Feliz Natal - Feliz ano Novo

                                                           Sonhos renovados, saúde e paz! Agradeço aos seguidores amigos que não me esquecer...